quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Não sou invisível! Apenas tímido...












Hinata, a tímida! XD

1 – Acredite, é possível vencer a timidez!

É preciso acreditar que a timidez pode ser vencida! Se ficarmos falando: Ah, mas vai que acontece alguma coisa ruim... nunca progrediremos na vida! Esse primeiro passo é o mais importante, por isso, não tenham medo da vida e dos micos que pagaremos nela!

2 – Descubra se sua timidez é situacional ou crônica.
A diferença é que a timidez situacional acontece apenas em ocasiões específicas, e a crônica acontece em todas as situações! Às vezes temos problemas apenas para falar em público, mas conseguimos falar com pessoas que acabamos de conhecer normalmente. Porém, existem casos de pessoas que não conseguem fazer novos amigos, declarações de amor, apresentações em público ou falar com autoridades. Esses são casos graves de timidez patológicas e precisam ser acompanhados por profissionais, como psicólogos/psiquiatras (ao contrário do que muitos pensam, psiquiatras não são “médicos para doidos”).

3 – Faça atividades que diminuam sua timidez gradativamente.

Como teatro, ou até locutar! Acredite, eu já fui muito tímida, mas depois que comecei a locutar, melhorei bastante (apesar de ainda ter medo de falar no microfone em palcos com muita platéia), e tenho uma amiga que era mais tímida do que eu, mas depois do teatro melhorou incrivelmente! Atividades que mexem com público em geral, seja em presença ou virtualmente, podem ser assustadoras no começo, mas são um ótimo caminho para começar a perder o medo e ficar menos tímido. Que tal tentar?

Por que não tentar um teatro Kabuki? Aproveite que tem bastante maquiagem pra esconder as bochechas vermelhas! XD

4 – Não beba (ou use drogas) para perder a timidez.
Usar álcool e drogas para se desinibir não é o caminho para perder a timidez. Além de ser algo apenas momentâneo, poder causar vício e danos ao seu corpo, beber ou usar drogas para ficar mais desinibido pode levar você a fazer coisas que poderão te causar arrependimento depois. O preço é muito caro, então pense mais de duas vezes antes de fazer uso dessas substâncias. Antes um tímido vivo do que um sem-vergonha no hospital. HÁ! XD

5 – Não vire um invisível!

Pessoas tímidas costumam parecer invisíveis aos olhos alheios por estarem sempre quietas. Não deixe que isso aconteça! Não é necessário aparecer vestido de Pikachu para a pessoa que você quer chamar a atenção te note. O importante é sempre estar presente nas conversas em grupo (para começar), dando sua opinião sempre (mas sem quebrar o barraco). Depois de se integrar nas conversas em grupo, a pessoa pode até chegar para conversar com você um dia! Além disso, é mais fácil de falar quando se está em grupo do que sozinho com a pessoa, certo? É importante se integrar para que não confundam sua timidez com anti-socialismo!

6 – Se controle!
Sim, é difícil. As mãos suam, as bochechas ficam vermelhas, a voz treme e falta ar, mas não é impossível respirar fundo, fechar os olhos e se concentrar e acalmar. O importante é não deixar o pânico tomar conta do seu corpo. Imagine que há situações piores do que a que você se encontra, que logo tudo vai passar e que você estará rindo de tudo, e que sua nota ou vida amorosa pode depender da resposta que querem ouvir de você. Respire, expire e força na peruca!

Não seja um Shy Guy! Controle-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário