sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dicas para um hóspede.

Estava aqui pensando em alguma matéria legal para vocês, foi quando pensei em falar sobre os hóspede. Espero que todos gostem.

Festas de fim de ano, férias, verão... Época de receber e visitar parentes e amigos.Você vai receber parentes em casa. E agora? O que fazer? Calma...receber visitas em casa não é uma tarefa muito difícil. Para evitar gafes, basta seguir algumas normas de gentileza. A visita deve proporcionar horas (ou dias) de descontração, prazer e divertimento. Para isso, você deverá cuidar de pequenos detalhes para que tudo saia da melhor maneira possível.

1) Dicas para o anfitrião:

Conhecer as normas de etiqueta e usar a criatividade para atualizá-las faz toda a diferença na hora de receber. O bom senso deve falar mais alto, sempre. A formalidade da reunião é que vai determinar se os lugares à mesa serão marcados ou se bastam confortáveis almofadas para as pessoas se sentarem no chão. Dessa forma, um simples chazinho da tarde pode se transformar em horas de puro deleite!Para obter uma boa impressão, perfume e decore a casa com flores. Espalhe vasos e preste atenção em detalhes que às vezes são esquecidos, como a arrumação e iluminação do banheiro, por exemplo.
Nunca convide um número de pessoas maior do que sua casa pode acolher.Nada de pessoas espalhadas pelos cômodos da residência por falta de espaço ou aglomeradas sem conforto no sofá, varanda ou sala de estar.Por mais bem humorados que sejam os convidados, este incômodo pode render situações constrangedoras.
Falando em constrangimento, não tente dar uma de reconciliador e convidar pessoas que não se falam há algum tempo ou convidar pessoas que você sabe que não têm nada em comum umas com as outras. Como aquela tia e o cunhado que vivem trocando "elogios".
Quem aguarda convidados para passar uns dias em casa e está no meio de uma reforma, com problemas pessoais ou no trabalho deve adiar o convite. Lembre: em momentos mais tranqüilos, você pode curtir melhor a temporada com o amigo.

2) Para hospedar:

Prepare com carinho um canto para o hospede, não é porque você não tem um quarto de hóspede que vai deixar de receber, nesse caso, um sofá-cama na sala de TV ou no escritório resolve o problema. O que não pode faltar são itens como roupa de cama limpa, lugar para a mala e artigos de higiene no banheiro. Explique como funcionam os equipamentos, inclusive a máquina de lavar, e os hábitos domésticos. Abra os armários, mostre onde guarda as coisas na cozinha.
Nunca deixe de ser você, por exemplo, se você não usa sapatos em casa, reserve pantufas para os hóspedes. Mas isso não significa ser inflexível. Não fique louco se o hóspede quebrar um copo, colocar a mala sobre a cama ou circular só de roupa íntima. Para evitar contratempos assim, explique a rotina em detalhes. Deixe claro, por exemplo, que fumar em casa incomoda.

3) Dicas para o hóspede:

Entre, mas a casa não é sua. O hóspede ideal deve ser meio invisível. Ou seja: não interfere no cotidiano doméstico. Reserve um tempo com o anfitrião, mas se ele não puder passear com você é melhor se virar sozinho. Mantenha a arrumação geral, a higiene do banheiro (roupa íntima pendurada, nem pensar!) e a louça limpa. Procure saber onde tem papel toalha, desinfetante, pano de chão.
Outra regra: perceba o ritmo doméstico. Se todos acordam cedo, por exemplo, não chegue em altas horas da balada.Seja prestativo, prepare um chá ou café.Se você se dá bem com as panelas e o anfitrião concorda, promova um jantar.
Cuidado porém com o limite da intimidade: não seja espaçoso (exemplo: passar o dia vendo TV. Só traga namorado(a) se o relacionamento for sério.
Uma dúvida não quer calar: a duração da estadia. Ela tem o prazo máximo de uma semana e jamais prorrogue o período combinado.Antes de ir embora, ofereça uma gratificação para a empregada e informe o dono da casa sobre a caixinha.

4) Mimos para o anfitrião:

• Leve algo típico de sua cidade (bananada, goiabada ou qualquer outro produto artesanal). É simpático!
• Estrangeiros adoram ganhar livros com fotos da Amazônia - ou de outras exuberantes paisagens tropicais -, CDs de música brasileira, cachaças mineiras envelhecidas.
• Durante a estadia, se perceber algo que o dono da casa deseja (um objeto para a casa, um livro, uma garrafa de certo tipo de vinho), não hesite, compre. Mas não faça disso um sacrifício financeiro: é mais um exercício mental de descobrir o que o anfitrião curte"
• Ao ir embora, deixe um bilhete de agradecimento com um belo arranjo de flores naturais. Esse é um gesto delicado e que causa ótima impressão - a última, nesse caso, também fica.

5) Itens simpáticos para o hóspede:

• Além de lençóis e toalhas bem passados sobre a cama, coloque no recanto do convidado um guia da cidade e um suplemento cultural da semana.
• Prepare um kit sobrevivência, deixe ainda água mineral, frutas, bolachinhas, barra de cereal, chocolate e salgadinho (aperitivo) numa cesta pra no caso deles ficarem com vergonha de levantar de noite pra beber água ou comer algo, deixe um despertador, luminária e revistas ou livros.
• No banheiro, separe um kit extra de higiene com toalhas Limpas, Sabonete e Pasta de Dente. Não se esqueça de reservar uma parte de seu armário com cabides ou até mesmo gavetas.
• Se o visitante tiver que dormir no colchão no chão, coloque sobre um tatame ou esteira para parecer mais confortável.
• Bolsas para artigos de toalete e remédios...

"Hóspede é como uísque: dá dor de cabeça se é ruim e deixa alegre quando é bom".

Nenhum comentário:

Postar um comentário